A internet é o reino do palpite rápido e fácil. Todo o mundo quer falar de tudo, debater um punhado de coisas, mas estudar que é bom… nada.
A discussão sobre os missais do rito romano é um desses assuntos difíceis, que definitivamente não podem ser tratados com leviandade, precipitação ou superficialidade.
Precisamos saber do que estamos falando, compreender que verdades estão em jogo nesse debate, sem pressa de emitir um juízo ou “jogar para a torcida”.
Pois no centro dessa “batalha dos missais” está nada menos que o santo sacrifício da Missa — a mais importante oração da Igreja, desde o tempo dos Apóstolos; o coração ao redor do qual orbita toda a cultura cristã!
Por que as discussões sobre Missa “Nova” vs. Missa “Tridentina” parecem não chegar a lugar algum? Porque na maioria das vezes as pessoas sequer sabem do que estão falando! Aprenda neste curso:
A palavra "sacrifício" pode significar várias coisas diferentes: um trabalho que nos custa, uma penitência que oferecemos a Deus na quaresma… Mas o sacrifício de que vamos falar neste curso é ainda mais específico.
"Sacrilégio" para Calvino, "abominação" para Lutero: eis como os protestantes viam a Missa católica desde o princípio. Tanto que eles só consideravam sua revolução implantada onde o culto católico cessava de existir.
Como entender que o sacrifício que Jesus ofereceu uma vez por todas no Calvário é o mesmo que oferecem os sacerdotes católicos, todos os dias, nos altares do mundo inteiro? E quais as diferenças entre esta e aquela oblação?
Nem a Igreja “se tornou” católica, nem a Santa Missa “se tornou” um sacrifício com o passar dos anos. Desde os primórdios os cristãos acreditavam nela como um sacrifício próprio e verdadeiro.
À luz da fé que tinha o Papa Paulo VI, e da intenção declarada com que trabalhou Annibale Bugnini, secretário da comissão que reformou a liturgia, comece a investigar conosco o que aconteceu, afinal, na década de 1960, com a oração pública da Igreja.
Acesso garantido aos novos cursos lançados no período de sua assinatura, sem nenhum adicional por isso.
Acesso aos vídeos exclusivos dos programas: "A Resposta Católica", "Conversas em Família", "Direção Espiritual" e muito mais.
Acesso aos textos extras e apostilas contidos nas aulas dos cursos, para estudo, devoção e aprofundamento.
O Padre Paulo Ricardo é quem aparece em nossos vídeos, mas sem pretensão alguma de “originalidade”. O que procuramos transmitir a nossos alunos é aquilo que nós mesmos recebemos da Santa Igreja Católica, em seu Magistério vivo, em sua Tradição de dois mil anos e na vida de seus santos e santas.
Catequese e liturgia, mandamentos e vida sacramental, oração e espiritualidade, história da Igreja e cultura cristã: o que você precisa saber como católico está aqui. Tudo transmitido de forma didática e com linguagem de fácil compreensão, para você e sua família obterem o melhor aprendizado possível.
Nosso conteúdo é elaborado com todo o cuidado possível, desde a produção audiovisual, passando pela preparação de textos e imagens, até a divulgação final de nossas aulas, episódios e matérias. Fazemos isso convencidos de que a beleza importa e também através dela as pessoas são conduzidas a Deus.
Mais do que meros assinantes, portanto, nossos alunos realmente anunciam o Evangelho conosco: eles são apóstolos. E porque amam conosco as mesmas coisas, nossa relação é de verdadeira amizade ou — como o Padre Paulo Ricardo gosta de dizer —, todos juntos, nós formamos uma verdadeira "família espiritual".
Para fazer parte disso é muito simples: basta aderir a um dos nossos planos de assinatura e se engajar conosco neste trabalho de formação e crescimento espiritual. Nós temos certeza de que sua experiência em nosso site será muito positiva e proveitosa.
Escolha entre um dos planos abaixo: