Relevância do Curso

Colérico, sanguíneo, fleumático ou melancólico?

O conhecimento dos temperamentos é útil para vencer defeitos e otimizar qualidades naturais, educar filhos e alunos, fortalecer relacionamentos e auxiliar a sua busca pela santidade.

Antecedentes históricos

Quando surgiu este conhecimento e qual a sua base antropológica?

Espírito e matéria

Como a realidade corporal faz parte da experiência para a qual Deus nos criou?

O pecado e a natureza humana

A queda de nossos primeiros pais e as desordens afetivas de uma natureza corrompida.

Marcas de cada temperamento

Aprofunde-se nas características de cada perfil e em suas virtudes e defeitos mais comuns.

Domando a si próprio

O conhecimento prático do que deve ser feito em sua rotina e vida de oração.

Humildade e mortificação

A luta interna necessária e específica para a santificação de cada temperamento.

Caridade fraterna na prática

Descubra como lidar com cada temperamento nas relações do dia a dia.

Saiba o que você vai aprender

Ao longo de 15 aulas (e mais de 8 horas de formação), o curso “Os Quatro Temperamentos” é uma formação bem completa abarcando antropologia tomista, psicologia cristã e teologia ascética e mística.

Conteúdo do curso

15 Aulas
08:21:30
30:25
aula 01

Introdução

O papel que desempenha o temperamento na vida espiritual costuma ser objeto de dois mal-entendidos: de um lado, há quem defenda uma ataraxia que nada tem de católica; de outro, há quem, rendido à desesperança, pense que o temperamento é um fato biológico invencível. Entre tais extremos, encontra-se a verdade, sempre serena e modesta, da genuína espiritualidade cristã.
26:58
Aula 02

Antecedentes históricos

Embora conte com o apoio de uma longa tradição de médicos e filósofos antigos e medievais, será que ainda faz sentido falar de temperamentos hoje em dia? Não será sinal de retrocesso ou, pelo menos, de estar pouco atualizado classificar as pessoas em sanguíneas ou fleumáticas, melancólicas ou coléricas?
23:41
aula 03

Definição

Ainda que uma parte de nós seja resultado de educação e hábito, uma boa parte do que somos se deve à constituição física que possuímos, e é sobre a base natural de disposições e inclinações de que nos dotou a natureza que devemos construir o nosso caráter.
38:06
Aula 04

Divisão

Os temperamentos podem ser de quatro e somente quatro tipos, em função do grau de excitabilidade e de permanência das impressões recebidas: de um lado, estão os coléricos e sanguíneos; de outro, os fleumáticos e melancólicos.
28:53
Aula 05

Apetite sensitivo

Por mais fortes que sejam nossas inclinações naturais, tudo em nós, incluindo os apetites concupiscível e irascível, está permeado de racionalidade, ou seja, está em maior ou menor medida ao alcance de nossas decisões livres, do nosso poder transformar-nos a nós mesmos.
34:14
Aula 06

O pecado original

Iluminada pela fé e a Revelação divina, a experiência nos mostra que todos nós, tenhamos este ou aquele temperamento, possuímos desordens afetivas muito profundas, e que o necessário, mais do que saber qual é o “melhor” temperamento, é humilhar-se aos pés de Deus e implorar-lhe a sua graça.
30:05
Aula 07

Defeito dominante

Por temperamento, todo o mundo tem pontos fracos e fortes: pelos primeiros nos tenta derrubar o demônio, pelo segundo nos pode ajudar a natureza a aperfeiçoar o que somos. Nisto, porém, é necessária a graça divina, para que, transfigurados, Cristo viva plenamente em nós.
26:02
Aula 08

Fleumático

Vivemos hoje numa cultura fleumatizada. Tomados por certa acídia, todos vemos nas exigência da vida cristã um fardo aborrecido, que não move nem atrai, e por isso preferimos deixar a vida passar com passatempos que de nada nos aproveitam.
25:35
Aula 09

Melancólico

O melancólico, embora não se deixe tocar por qualquer coisa, mete bem no fundo da alma tudo o que consegue atingi-lo, penetrando o esconderijo do seu coração. Por natureza, ele tende a não se esquecer de nenhuma impressão, porque está o tempo inteiro lembrando-se de si mesmo.
32:07
Aula 10

Sanguíneo

Na vida espiritual, o sanguíneo tende particularmente à dispersão, borboleteando de um pensamento a outro, começando sem nunca terminar um sem número de livros de espiritualidade, porque está à procura mais de si mesmo do que de Deus.
37:35
Aula 11

Colérico

O colérico é rijo de temperamento, enérgico e sagaz. Dotado de grande força reativa, vê os problemas com facilidade e busca-lhes sem demora a solução. Mas, por estar muito voltado para fora, não consegue olhar para dentro e reconhecer suas próprias responsabilidades.
30:43
Aula 12

Humildade

A humildade, segundo a clássica definição de Santa Teresa, é caminhar na verdade, ou seja, é o conhecimento sóbrio e realista das próprias capacidades e limites e da grandeza infinita de Deus, que ama os humildes e resiste aos soberbos.
36:09
Aula 13

Mortificação

Sobre o fundamento da humildade, deve-se erguer agora uma vida de mortificação e desapego, de luta contra aquelas tendências e imperfeições que, se não forem erradicadas, impedirão nossa alma de alçar aqueles altos voos a que Deus tanto nos quer elevar.
32:02
Aula 14

Caridade fraterna

Hoje em dia, infelizmente, assiste-se a uma naturalização do conceito de caridade. Reduzida ora à filantropia, ora à solidariedade, o amor verdadeiramente cristão já não é mais entendido em sua natureza específica, como virtude sobrenatural que nós não podemos nem produzir nem adquirir com nossas próprias forças.
1:08:55
Aula 15

Conversa com os alunos

Depois de quatorze aulas expondo a natureza e o lugar dos temperamentos dentro da teologia cristã, é chegado o momento de responder às dúvidas gerais de nossos alunos.
Mostrar mais

Classificação da plataforma

Veja as avaliações feitas por quem estuda conosco:
+20K Avaliações
99,5%
0,3%
0,0%
0,0%
0,0%
0,3%

Saiba o que você vai aprender

Ao longo de 15 aulas (e mais de 8 horas de formação), o curso “Os Quatro Temperamentos” é uma formação bem completa abarcando antropologia tomista, psicologia cristã e teologia ascética e mística.
Aula grátis
Aula de apresentação
37:17

Assista à aula de introdução ao curso

O exorcismo tem seguido a Igreja desde os seus primórdios. Além de nos ensinar a pedir: “Livrai-nos do mal”, Nosso Senhor Jesus Cristo deu a seus discípulos o poder de expulsar os demônios. Trata-se, pois, de uma realidade tradicionalíssima e arma da maior importância na nossa batalha espiritual.
Obrigada padre Paulo. Deus o abençoe! Quando o senhor lançou este curso e já corri pra fazer, porque queria entender tantas coisas que aconteciam comigo e me faziam sofrer tanto. Fazendo o curso descobri que sou fleumática. Conhecer a mim mesma tem me ajudado muito na luta pela santidade, buscando dia a dia a transformação dos defeitos dominantes.
Maria Lago
25 Nov 2023
Padre, essa aula me ajudou tanto! Não sei como agradecer, estou me vendo de outro modo! Ah! O senhor é uma benção, nem sei expressar.
João Santos
25 Nov 2023
Mais um curso excepcional! Muito obrigada ao Padre Paulo Ricardo e toda equipe que nos apoia nesta jornada. Deus os abençoe grandemente!
Natalia Cavalcante
25 Nov 2023
Sem palavras para expressar tamanha gratidão pelo conhecimento colocado de um prisma totalmente diferente. Louvado seja Deus por Sua generosidade e misericórdia, concedendo-nos um servo como o Pe Paulo!
Alan Coelho
25 Nov 2023
Muito esclarecedor, conhecimentos extremamente necessários para buscar o caminho da santidade.
Maria Moura
25 Nov 2023
Há muito tempo percebi que precisava da graça de Deus para domar o meu temperamento colérico. Tenho sofrido muito, mas já consegui evoluir bastante, ao ponto de ter o retorno dos meus filhos e esposo ao dizer que não sou mais a pessoa de antes. Mas confesso que é uma luta interna tão grande que em alguns momentos é difícil controlar-me. Essa aula deixou-me um certo alívio, pois compreendi que se não fosse esse meu temperamento não conseguiria ter abraçado a missão que Deus me deu (cuidar de crianças e adolescentes com câncer, após o falecimento da minha pequena Sara). Gosto muito de ler livros e assistir filmes de Santos, pois através dos seus ensinamentos consigo enxergar suas virtudes e busca-las para minha vida. Obrigada, Padre Paulo. Hoje compreendi o significado do meu temperamento e, com a graça de Deus, irei trabalhar o que falta em mim: exame de consciência mais profundo e vida interior.
Marlene Costa
25 Nov 2023
Excepcional o direcionamento dado pelo Padre Paulo Ricardo. Os temperamentos não são tratados como zodíaco catolico e sim como meio de se caminhar para a santidade.
Charlyton Oliveira
25 Nov 2023
Melhorei de todas as formas a minha vida depois do curso. Agradeço à equipe do Pe. Paulo Ricardo e a ele também por fazerem um trabalho tão digno e maravilhoso como sempre fizeram! Continuem assim, Deus abençoe vocês.
Luiz Borges
25 Nov 2023
Muito bom! Serve para elucidar como esse conhecimento não deve ser os signos católicos. Muito mais do que isso, e ainda muito mais humilde do que parece.
Angelo Pinheiro
25 Nov 2023
O Padre Paulo Ricardo é mais que um professor. É um mestre. Por ele, compreendemos melhor a matéria dos temperamentos sem a superstição que, na maioria dos casos, o assunto costuma se inclinar.
Felipe Gerace
25 Nov 2023
Compreender o meu temperamento e o temperamento dos outros com quem convivo tem sido uma ótima ferramenta de comunicação. Excelente curso!
Adilene Adratt
25 Nov 2023
Me esclareceu muito de como posso usar daquilo que recebi por temperamento para ser um homem santo.
Jacielio Bezerra
25 Nov 2023

Comece aqui a sua jornada

Junte-se aos nossos alunos e venha aprender sobre os mais variados temas da fé católica.

Os Quatro Temperamentos

Acesso ao curso durante 1 ano
12 x
R$ 39,90
Parcelamento em até 12x no cartão de crédito
Biblioteca de livros digitais para complementar seus estudos
Total de 15 aulas
Mais de 8 horas de conteúdo