Relevância do Curso

Sete instrumentos de Deus para a nossa salvação.

Já imaginou como seria caminhar com Jesus, ouvir sua voz e ser tocado por suas mãos? Pois fique sabendo que, através dos sacramentos, ainda hoje isto é possível!

Aprofundamento e clareza na fé

Estude conosco a definição, matéria e forma de todos estes sinais sagrados.

Na fundação da Igreja

Um mergulho na doutrina e nas Escrituras para descobrir como Jesus instituiu os sacramentos.

Fontes de graça e santidade

Os sacramentos são as ferramentas do divino Carpinteiro: com elas, Cristo trabalha nossas almas.

Necessidade do sacerdócio

Conheça a importância dos ministros da Igreja, que perpetuam a ação de Cristo neste mundo.

A ação salvadora de Cristo

O que Nosso Senhor fazia durante sua vida terrena migrou para os sacramentos. Entenda como.

Efeitos na alma

O que esperar da vida sacramental e como ter certeza de que ela está dando seus frutos?

Um conteúdo para todos

Aulas didáticas para levar a verdade, de forma simples e clara, a católicos de todas as idades.

Saiba o que você vai aprender

Ao longo de 42 aulas (e mais de 23 horas de formação), nosso curso “Os Sete Sacramentos” vai revelar a você a real dimensão desta grande riqueza da vida cristã que são os sacramentos.

Conteúdo do curso

42 Aulas
23:06:53
32:15
Aula 01

Ninguém vai para o Céu sem a graça

Muitos imaginam que a salvação seja algo natural, por isso, logo que alguém morre, já se diz que está no Céu. No entanto, a salvação é uma realidade sobrenatural, à qual só temos acesso pela graça.
30:21
Aula 02

O Antigo Testamento e os Sacramentos da Nova Aliança

No Antigo Testamento, Deus estabeleceu sinais externos com os quais as pessoas poderiam renovar sua aliança com Ele. Esses sinais, porém, não eram eficazes como são os sacramentos da Nova Aliança.
30:33
Aula 03

A eficácia infalível dos Sacramentos de Cristo

Os Sacramentos são sinais visíveis instituídos por Cristo para causar, na pessoa que os recebe, uma ação da graça de Deus. Por isso, enquanto instrumentos da graça, possuem uma eficácia infalível.
30:16
Aula 04

Graça santificante e Graça atual

Para compreender como os Sacramentos agem em nossa alma, precisamos entender o que é a graça santificante, que nos eleva à vida sobrenatural, e o que é a graça atual, com a qual Deus nos ilumina.
32:15
Aula 05

O organismo sobrenatural das virtudes e dos dons

Ao receber a graça santificante, também recebemos as virtudes teologais, as virtudes infusas e os dons do Espírito Santo. Esse é o organismo sobrenatural que nos possibilita a busca da santidade.
32:49
Aula 06

Os Sete Sacramentos foram instituídos por Cristo

Os Sete Sacramentos — Batismo, Confirmação, Eucaristia, Confissão, Unção dos Enfermos, Ordem e Matrimônio — foram instituídos pelo próprio Cristo; e, justamente por isso, eles agem “ex opere operato”.
31:56
Aula 07

A graça sacramental e o caráter indelével

Antes de estudar cada Sacramento, precisamos entender mais dois conceitos fundamentais: a graça sacramental, que é específica em cada um dos sete, e o caráter indelével, que é recebido em três deles.
32:53
Aula 08

O que é o Sacramento do Batismo

Muitas comunidades cristãs batizam seus fiéis, mas a maioria delas possui uma visão distorcida sobre o Batismo. Para não incorrer nos mesmos erros, precisamos saber o que é de fato este sacramento.
28:50
Aula 09

Os efeitos do Batismo em nossa alma

O Batismo possui dois tipos de efeitos: os de regeneração, como a remissão do pecado original e dos pecados pessoais, no caso de um adulto; e os de elevação, já que concede a graça santificante.
35:09
Aula 10

Condições para o Batismo ser válido

Para que o Batismo seja válido, existem determinadas condições a serem observadas. Todo católico deve saber disso a fim de estar preparado para batizar validamente em casos de urgência.
32:23
Aula 11

Disposições para o Batismo ser frutuoso

Para o Batismo ser lícito, a pessoa precisa ter o mínimo de fé e arrependimento dos seus pecados. E, para colher os frutos do Batismo, precisa aprofundar-se na fé e meditar sobre a graça recebida.
31:58
Aula 12

Instituição e necessidade da Crisma

O Sacramento da Crisma foi instituído pelo próprio Cristo. Do contrário, não haveria motivos para Pedro e João orarem pelos novos cristãos da Samaria “para que recebessem o Espírito Santo” (At 8, 15).
30:33
Aula 13

O Sacramento da Crisma e a perfeição cristã

O Sacramento da Crisma está intimamente ligado à busca da perfeição cristã, porque concede a plenitude do Espírito Santo, que, por sua vez, opera transformações na alma da pessoa crismada.
34:35
Aula 14

Soldados de Cristo e defensores da Fé

O caráter indelével do Sacramento da Crisma é concedido não só para realizar uma transformação interior na pessoa, mas também para que consiga professar publicamente a fé católica e defendê-la.
27:38
Aula 15

O maior de todos os Sacramentos

A Santíssima Eucaristia é o maior de todos os Sacramentos porque nela está contido o próprio Autor da graça. Por isso, quanto mais nos habituamos a comungar bem, mais vamos nos configurando a Cristo.
31:38
Aula 16

A Eucaristia na Tradição e na Sagrada Escritura

Apenas vinte anos após a Ascensão de Jesus, São Paulo, na “Primeira Carta aos Coríntios”, faz um relato que evidencia as antiquíssimas raízes da Eucaristia na Tradição e na Sagrada Escritura.
40:56
Aula 17

A doutrina católica sobre a Transubstanciação

Na Carta Encíclica “Mysterium Fidei”, o Papa Paulo VI reafirmou a definição dogmática do Concílio de Trento, que declara como excomungada qualquer pessoa que negue a doutrina da Transubstanciação.
37:34
Aula 18

Corpo, Sangue, Alma e Divindade

A partir da Consagração, a presença de Jesus na Eucaristia ocorre de dois modos: por substância, é o Corpo de Cristo; e, por concomitância, estão presentes também seu Sangue, Alma e Divindade.
31:16
Aula 19

A Missa é um verdadeiro sacrifício

O protestantismo deu início à negação de que a Santa Missa seja um verdadeiro sacrifício. Por isso, é fundamental compreendermos que, no altar, acontece a renovação incruenta do sacrifício da Cruz.
34:34
Aula 20

As condições mínimas para que a Missa seja válida

Para que a Missa seja válida, o ministro deve ser um sacerdote legitimamente ordenado; a matéria deve ser pão de trigo e vinho de uva; e as palavras essenciais da Consagração devem ser pronunciadas.
26:45
Aula 21

Os efeitos e os frutos de cada Santa Missa

A Santa Missa possui quatro frutos infalíveis: a adoração, a ação de graças, a intercessão e o perdão dos pecados. Isso porque o próprio Cristo é o sacerdote invisível que oferece esse sacrifício.
32:20
Aula 22

Os efeitos da Comunhão na alma e no corpo

Entre os efeitos da Eucaristia, estão a graça santificante e a sacramental, o aumento da devoção, o perdão dos pecados veniais e penas temporais, a obtenção da glória e a diminuição da concupiscência.
31:15
Aula 23

A oração íntima e os efeitos da Comunhão

Na Comunhão, está à nossa disposição o mecanismo básico da vida mística. Por isso, é fundamental cultivar a oração pessoal, pela qual Deus age em nossa alma para que possamos conhecê-lo intimamente.
38:15
Aula 24

Três coisas que impedem os efeitos da Comunhão

Os efeitos da Comunhão, em si, são infalíveis. Mas, para colhermos seus frutos da melhor forma, precisamos remover possíveis obstáculos e colaborar com a graça. Aprenda, nesta aula, a como fazer isso.
31:30
Aula 25

Como comungar na prática

Comunga bem aquele que se empenha numa vida regular de oração; que, na Missa, recolhe-se devidamente; e que, por fim, faz uma generosa ação de graças, desfrutando da visita íntima de seu Senhor.
28:55
Aula 26

Comunhão na Páscoa e Primeira Eucaristia

A Igreja manda-nos comungar ao menos uma vez ao ano, no tempo da Páscoa. Mas quando passa a valer este preceito? A partir de que idade o Pão dos anjos passa a ser também Pão dos pequeninos?
31:40
Aula 27

O poder das chaves na Tradição e na Sagrada Escritura

“O Filho do Homem tem, na terra, autoridade para perdoar pecados” (Mt 9, 6) — e deu-a também aos sacerdotes da sua Igreja, como comprovam amplamente a Tradição e as Sagradas Escrituras.
32:58
Aula 28

A Confissão é um verdadeiro Sacramento

Embora tenha assumido métodos distintos ao longo dos séculos, a Confissão sempre foi um sacramento, instituído por Cristo, distinto do Batismo e do qual os fiéis católicos sempre fizeram uso.
30:15
Aula 29

Os efeitos do Sacramento da Confissão

São Jerônimo chama a este sacramento “segunda tábua de salvação depois do naufrágio”. E isto porque, se perdemos a graça santificante, a Confissão nos restaura a vida da graça. Mas não é só isso.
33:19
Aula 30

Como se preparar para a Confissão

Não há Confissão válida sem arrependimento e propósito de não mais pecar — o que só podemos fazer, por sua vez, a partir de um bom exame de consciência. Aprenda a preparar-se para este sacramento.
30:01
Aula 31

Como se confessar na prática

Muitos sentem dificuldades na hora de se confessar. Não só pela vergonha, mas porque não sabem exatamente o que dizer e como apresentar os seus pecados. Por isso, aprenda como se confessar bem.
29:52
Aula 32

O que é o Sacramento da Unção dos Enfermos

Contra os reformadores protestantes, a Igreja sempre entendeu que a Unção dos Enfermos é, sim, um verdadeiro sacramento da Nova Aliança, instituído por Cristo e promulgado pelo Apóstolo São Tiago.
30:42
Aula 33

Os efeitos da Unção dos Enfermos

A Unção dos Enfermos foi instituída para dar, sobretudo, não saúde física, mas saúde espiritual, fortalecendo-nos na hora da morte e preparando-nos de forma imediata para entrar na vida eterna.
30:12
Aula 34

Quem pode receber a Unção dos Enfermos

Não é qualquer enfermidade que enseja a unção deste sacramento. Para recebê-la, é preciso que o fiel, já passada a idade da razão, comece a correr risco de vida, seja por doença, seja por velhice.
28:45
Aula 35

O Sacramento da Ordem na Tradição e na Sagrada Escritura

A Igreja sempre teve ministros ordenados, desde os seus primórdios: homens tirados do meio do povo para perpetuar o sacrifício da Nova Aliança. E foi o próprio Cristo quem quis os seus sacerdotes.
31:59
Aula 36

Condições para a validade da Ordenação

Quais são a matéria, a forma e o ministro do sacramento da Ordem? Que requisitos são necessários para a sua validade e licitude? E quem é que está apto para receber as Ordens sagradas?
33:20
Aula 37

Os efeitos do Sacramento da Ordem

Como o Batismo, também a Ordem imprime caráter. Mas aqui o caráter é ativo, pois este sacramento dá ao ministro ordenado o poder de realizar ações sagradas — e a graça de santificar-se nisso.
28:20
Aula 38

Vocação sacerdotal

Refulge na Ordem a misteriosa colaboração entre a vontade divina e o “sim” do homem. Pois “ninguém deve atribuir-se esta honra, senão aquele que foi chamado por Deus, como Aarão” (Hb 5, 4).
26:52
Aula 39

O Matrimônio natural

Antes de ser elevado por Cristo à dignidade de sacramento, o Matrimônio é uma instituição de direito natural, querida por Deus no princípio, mas perturbada pelas consequências do pecado original.
30:40
Aula 40

O Matrimônio sacramental

Homem e mulher redimidos pela graça tomam parte naquele grande mistério que é a união de Cristo e sua Igreja. Eis o sacramento do Matrimônio, muito maior e mais estável que o casamento natural.
32:21
Aula 41

O contrato matrimonial

Fácil é encontrar a matéria e a forma do Batismo, da Crisma e da Eucaristia. Mas e no Matrimônio? Quem ou o que constitui sua forma e sua matéria? E, por fim, quem são os ministros deste sacramento?
33:50
Aula 42

Bens do Matrimônio e deveres dos cônjuges

No debate sobre os bens do Matrimônio estão temas práticos importantes, como os deveres dos cônjuges um para com o outro e a finalidade pela qual devem viver neste mundo, “até que a morte os separe”.
Mostrar mais

Classificação da plataforma

Veja as avaliações feitas por quem estuda conosco:
+20K Avaliações
99,5%
0,3%
0,0%
0,0%
0,0%
0,3%

Saiba o que você vai aprender

Ao longo de 42 aulas (e mais de 23 horas de formação), nosso curso “Os Sete Sacramentos” vai revelar a você a real dimensão desta grande riqueza da vida cristã que são os sacramentos.
Aula grátis
Aula de apresentação
52:25

Um curso sobre o caminho seguro para a salvação

Os Sacramentos são um caminho seguro para a salvação, que Deus confiou à sua Igreja. Porém, não basta apenas receber os Sacramentos de forma “mecânica”; é preciso colaborar com a graça de Deus.
Somente a introdução às aulas do curso [Os Sete Sacramentos] foi uma experiência muitíssimo enriquecedora! Ansiosa para dar continuidade ao curso! É um privilégio poder participar desse apostolado!
Juliana P. Valadão
25 Nov 2023
Padre Paulo foi o grande responsável pela minha conversão, em 2021. Mais especificamente, o curso Catequese para Adultos, que mudou minha relação com a igreja católica, com Deus! Peço pela sua vocação e por sua vida, pra que continue levando a muitos outros o seu conhecimento e exemplo de fé!
Lyne Ramires
25 Nov 2023
Excelente em todos os sentidos, a qualidade de som e imagem junto com a alta qualidade de conteúdo passado magistralmente pelo Padre Paulo.
Jonas Silva
25 Nov 2023
Desde que comecei a assistir aos cursos da plataforma do Padre Paulo Ricardo, não parei mais. É, de longe, a melhor escolha que fiz! É como um livro maravilhoso que começamos a ler e queremos continuar lendo até o fim. Agradeço a Deus por ter colocado o Padre Paulo Ricardo em meu caminho!
Carlota Cunha
25 Nov 2023
Sou aluna da plataforma há cerca de dois anos e já fiz mais da metade dos cursos! Um melhor que o outro… quanto conhecimento verdadeiro que nos conduz a uma verdadeira conversão e amor a Deus. Que Ele abençoe sempre esse apostolado.
Fernanda Moreto Impolcetto
25 Nov 2023
Já estou no 2° ano de assinatura e é excelente. Emendo um curso no outro porque são muito ricos de conteúdo, para quem quer conhecer a fé e a doutrina católica sem ruídos.
Alessandra Zawadzki Pfann
25 Nov 2023
Graças a Deus faz uns 15 anos que acompanho o Padre Paulo Ricardo e a alguns anos faço parte dessa família que é o site. Foi neste site que eu mesmo com pouca cultura e pouco entendimento consegui crescer na fé. Obrigado Padre Paulo Ricardo.
Sônia Leite
25 Nov 2023
Foi a porta da minha verdadeira conversão! Gratidão a Deus, ao padre Paulo e toda equipe! Muito obrigada!
Roberta Tavares Neves
25 Nov 2023
Tem me ajudado bastante na formação espiritual e pessoal também. As referências que o padre cita em meio aos cursos me faz ir além dos vídeos gravados. Os cursos têm linguagem geral que serve pra o mais jovem até o mais velho, e auxilia bastante no que mais importa: a busca pela santidade.
Carlos Vinícius
25 Nov 2023
Minha experiência como aluna do site é um marco em minha vida. Mudou minha visão de mundo, me ajudou a trazer de volta à igreja meu marido e meu filho! Sou só gratidão por tantos ensinamentos através do padre Paulo Ricardo! Deus abençoe muito e sempre!
Ana Cecília Pifano
25 Nov 2023
Minha experiência tem sido muito positiva, o conteúdo é muito bom, simplesmente imperdível. Vida longa ao site do padre Paulo Ricardo!
Francisco Bernardes Jr
25 Nov 2023
Conhecer o Padre Paulo Ricardo e o apostolado do site foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida! Graças a Deus e a ele posso dizer que não sou mais uma "católica IBGE". Meu amor por Deus e pela Igreja aumentam a cada curso que faço. A riqueza do apostolado é indescritível.Como é lindo ser católica!!
Maria Fernanda Costa Queiroz
25 Nov 2023

Comece aqui a sua jornada

Junte-se aos nossos alunos e venha aprender sobre os mais variados temas da fé católica.

Os Sete Sacramentos

Acesso ao curso Os Sete Sacramentos durante 2 anos
12 x
R$ 39,90
Parcelamento em até 12x no cartão de crédito
Biblioteca de livros digitais para complementar seus estudos
Aulas ao vivo somente para alunos
Programa Semanal Studiositas
Acesso a todos os cursos exclusivos do site: mais de 700 aulas sobre dezenas de temas

Todos os Cursos

Acesso anual a todos os cursos disponíveis em nossa plataforma
12 x
R$ 79,90
Parcelamento em até 12x no cartão de crédito
Biblioteca de livros digitais para complementar seus estudos
Aulas ao vivo somente para alunos
Programa Semanal Studiositas
Acesso a todos os cursos exclusivos do site: mais de 700 aulas sobre dezenas de temas